top of page
IMG-20210817-WA0007.jpg

PROCEDIMENTOS

Em síntese, um cirurgião ortopédico é um cirurgião especialista treinado para realizar diagnósticos e tratamentos, pré-operatório, operatório e pós-operatório de doenças e lesões no sistema músculo esquelético. Em outras palavras, trata uma série de condições que afetam ossos, articulações, músculos, ligamentos, tendões e nervos.

Apesar da maioria dos Ortopedistas tratarem grande parte das doenças ortopédicas, hoje a ortopedia é dividida em várias especialidades, pois cada articulação possui suas especificidades e muitas vezes é necessário alguém que entenda um pouco mais sobre determinada região. As principais subespecialidades, que acompanham o movimento ortopédico mundial são coluna, joelho, mão e reimplantes, ombro, pé e tornozelo, quadril, tumores e fixadores externos, entre outras.

As técnicas cirúrgicas atuais trouxeram conforto e segurança tanto aos médicos quanto aos pacientes. Por exemplo, em relação as fraturas, o tempo de recuperação diminuíram consideravelmente – de três meses, (na época do gesso), para uma a duas semanas. As cirurgias de coluna, que antes levavam o paciente a ficar imobilizado por muito tempo, hoje só requerem, em média, duas semanas para que o paciente volte a sua rotina.

 

Nos dias atuais, as cirurgias minimamente invasivas, como a artroscopia, contribui com a qualidade de vida do paciente. E, com isso, diminui também a incidência de infecção e dor, e melhorando a qualidade da pele, com menos cicatrizes. Elas podem ser realizadas em ombro, punho, quadril, joelho, tornozelo e coluna.

Em relação ao material utilizado em cirurgias ortopédicas, a grande maioria, é feito de titânio e mais recentemente de cerâmica ou carbono, o que reduz a taxa de rejeição e permite o melhor acompanhamento radiológico, possibilitando o uso da ressonância magnética sem interferência na imagem e além de ter maior durabilidade.

Estas técnicas cirúrgicas minimante invasivas contribuiu também para o aumento da visibilidade da ortopedia, pois cada vez mais profissionais buscam se especializar em uma área e, com isso, melhorar suas habilidades. Pergunte sempre ao seu ortopedista se é possível fazer a cirurgia por vídeo ou de forma minimamente invasiva. Fara uma grande diferença.

Screenshot_20220212-103544_WhatsAppBusiness.jpg

Artroscopia

Em Breve mais informações

IMG-20210119-WA0042.jpg

Protese e Artrodese

Em Breve mais informações

3d-male-figure-holding-hip-in-pain.jpg

Tratamento da dor

Em Breve mais informações

bottom of page