
Halux Valgo
Definição
O termo “hálux” refere-se ao “dedão do pé”. Uma vez que o dedão do pé se desvia de seu eixo reto e aponta cada vez mais na direção do dedo mínimo, falamos de um desvio em “valgo”. Isso inevitavelmente cria uma saliência óssea na parte interna do pé, que também é conhecida como “joanete”.
Causas
Várias causas foram descritas. Muitas vezes, há tendência familiar (hereditariedade) e, na maioria dos casos, esse desvio é encontrado em mulheres.
Sapatos apertados ou de salto alto podem agravar a condição, mas não são a causa deles, é fácil observar varias modelos que desfilam dias de salto alto e não desenvolvem o joanete. Contudo se um indivíduo é propenso a desenvolver um joanete, é provável que calçados apertados causem deformidade no dedão do pé. Tudo isso acontece por um certo desequilíbrio entre as estruturas ósseas, os ligamentos e os tendões, que causam um desvio em “valgo” progressivo, que pode estender-se por vários anos, se não décadas.
Outras causas de joanetes incluem lesões(traumas), artrite e desequilíbrio muscular.
Sintomas
Nem todos os joanetes são dolorosos, além disso, a percepção da dor varia muito de pessoa para pessoa. Alguns pacientes apresentam apenas um pequeno desvio, com muitos incômodos e dores durante as tarefas diárias, enquanto outros apresentam grandes malformações, com poucos sintomas.
Em geral joanetes pioram com o tempo e podem eventualmente causar dor e artrite, pois acabam influenciando a biomecânica do pé. Por causa disso, o dedão do pé empurrará menos durante a caminhada, criando uma pressão maior sob o resto do antepé. Mesmo que o hálux valgo seja pouco doloroso, o resto da parte anterior do pé pode apresentar cada vez mais sintomas (dedos em martelo ou metatarsalgia), e pode realmente existir indicação de intervenção cirúrgica.
Tratamento
Em grande parte, o tratamento do desvio do hálux valgo pode ser resumido em poucas palavras: “Ou o paciente adapta o calçado ao pé, ou o pé deve ser adaptado aos seus sapatos!” Isso parece simples, mas é a pura verdade. Deve-se também perceber que não deve ser tratado apenas como um problema estético do pé, porém, é queixa comum e deve ser sempre levada em consideração. Pode estar associado a dor e diminuição da função, por isso merecem atenção e tratamento adequados, sendo esta a principal indicação do tratamento cirúrgico.
Tratamento não cirúrgico
Normalmente a abordagem inicial do tratamento é a conservadora com a orientação da troca do padrão de calçados, de modo que eles contemplem a largura adequada do pé do paciente, diminuindo o atrito do calçado no joanete e a progressão da deformidade.
Tratamento cirúrgico
Se os tratamentos não cirúrgicos não aliviarem a dor do joanete e quando a dor do joanete interferir nas atividades diárias, é hora de discutir as opções cirúrgicas com seu cirurgião de pé e tornozelo. Juntos, podemos decidir se a cirurgia é melhor para você.
Existem muitos tipos de procedimentos cirúrgicos para colocar o dedão do pé novamente em posição reta e, assim, curar a dor.
A técnica escolhida dependerá dos seguintes fatores: gravidade e tamanho do desvio, capacidade corretiva (ou seja, pode ser reduzida passivamente a uma posição reta), presença de osteoartrite, presença de patologias associadas, mobilidade articular, preferência do cirurgião (técnica), o comprimento do dedão do pé em relação aos demais. O objetivo é sempre restabelecer o desequilíbrio que surgiu ao redor da articulação e a redução da dor.
A cirurgia de joanetes pode ser realizada tanto por técnica aberta quanto pela técnica percutânea (MIS). Na técnica aberta, o local da cirurgia é abordado por meio de uma incisão pela qual é realizada a correção, já na técnica percutânea, a correção é realizada através de pequenos furos na pele, diminuindo a agressividade do procedimento.


https://mifoot.life/app/uploads/2019/06/operation-foot.jpg

https://mifoot.life/app/uploads/2019/06/operation-foot-2.jpg

https://www.sportsmed.com.au/wp-content/uploads/2021/08/bunions-before-surgery.png

https://mifoot.life/app/uploads/2019/06/operation-foot.jpg